O objetivo dessa unidade de ensino é promover atividades pedagógicas que incutam nos alunos a necessidade de serem agentes trasnformadores da sociedade a qual vivemos.
Estudar para transformar!! Eis o nosso lema.


quinta-feira, 29 de abril de 2010

ENTREGA DE CERTIFICADOS







Ontem, 28 de abril, as professoras Ismênia Alves, Jaline Silva e Wagna de Moura receberam em uma cerimônia no CICA os certificados de conclusão do curso de formação continuada GESTAR de Língua Portuguesa. Parabéns às professoras da EMAFA e aos demais concluintes por terem levado a sério os estudos durante o ano de 2009.
Nossa escola agradece pela vontade de nossos educadores de buscarem novos métodos e práticas para um ensino de melhor qualidade.
Parabéns!!!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

EMAFA NA COPA 2010


Organizada pela Biblioteca Silvana Souza Paula teremos em junho a "Feira dos Países Participantes da Copa 2010" dirigida pela equipe de professores de Geografia, História e Educação Física.
Aguarde mais detalhes!!!!!
Equipe da Biblioteca

segunda-feira, 19 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO DE MODA EM CROCHÊ

Artesã Juvenita









O Corredor Cultural da EMAFA apresentará no dia 04 de maio de 2010 às 18h30min uma Exposição de Moda em crochê, da artesã e professora Juvenita Rodrigues Siqueira.




Não perca!!!!
Moda Bebê - Moda Infantil -
Moda Infanto-juvenil - Moda adulto (masculino e feminino)
Roupas e acessórios




sábado, 17 de abril de 2010

19 de abril: DIA DO ÍNDIO






















O Corredor Cultural da EMAFA apresenta nesta semana uma exposição em homenagem ao Dia do Índio. O material foi pedido e selecionado pelas professoras de Educação Artística do 1º e 3º turno.
Ressaltamos que esta data comemorativa vai além dos enfeites e dos trabalhos artesanais típicos do povo índigena. É preciso levar nossos alunos a refletir sobre os direitos das tribos indígenas e o respeito que devemos ter pelas sociedades organizadas diferentemente do modelo em que estamos inseridos. O trecho abaixo retrata bem essa proposta:
PALAVRAS DE UM ÍNDIO
"Que Deus abençoe a cada um de vocês. Saibam que suas preces encontram as nossas quando o sol nasce e quando se põe. Que o grande Espírito os guie em segurança no caminho do amor, da paz e da liberdade nesta Mãe Terra.Que os ancestrais sagrados do amor e da luz os mantenham seguros em suas terras e em seus lares. Rezem a Deus para lhes dar algo importante para fazer neste grande trabalho que temos pela frente, para trazer paz à terra.
Fiquem bem e pensem bons pensamentos de paz e união. Nós não somos muito diferentes aos olhos do Criador. O mesmo Grande Pai Sol brilha com seu amor para cada um de nós diariamente , enquanto a Mãe Terra prepara as substâncias para a nossa mesa. Afinal nós somos um."
Chefe Dan Evehema

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Projeto: "A APRENDIZAGEM NAVEGANDO NA WEB"


No dia 15 de abril, a coordenadora do laboratório do 1º turno, Tatiana, reuniu-se com os professores de Língua Portuguesa para mostrar o material disponível no Linux Educacional e planejar como serão dadas as aulas no laboratório. A coordenadora preparou xerox de um material contendo os nomes dos vídeos e dos conteúdos referentes à lingua e à literatura nacional. Contamos também com a presença da coordenadora do laboratório do 3º turno, Normali, que trouxe para os professores jogos on-line sobre a nova ortografia.
Agora é só agendar e navegar pela web!!!!!!
EMAFA: TECNOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS!!!!!

BIBLIOTECA SILVANA DE SOUZA PAULA




A Biblioteca Silvana de Souza Paula funciona na EMAFA e conta com um acervo variado para pesquisa e leitura. Atende aos alunos do 3º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e Curso EJA. É coordenada pelas professoras: Cláudia, Selma e Rosane que organizam permanentemente o acervo, estimulam o hábito da leitura, o zelo com os livros e orientam os leitores e pesquisadores em suas consultas.
É um dos espaços mais frequentados pelos alunos durante o recreio, em períodos vagos e fora do horário de aula por aqueles que buscam desenvolver sua consciência crítica tornando-se sócios da Biblioteca.
A Biblioteca proporciona através de sua equipe diferentes formas de linguagens e leitura de forma dinâmica através de projetos pedagógicos.
No mês de abril está sendo trabalhado o tema: "LIVRO INFANTIL: PRAZEROSO EM QUALQUER IDADE" com destaque para Monteiro Lobato, Menino Maluquinho, Literatura infantil moderna e os clássicos eternos.
No dia 07 de maio, teremos a exposição dos trabalhos produzidos e as apresentações lúdicas dirigidas pela excelente equipe de professores de Língua Portuguesa.
Contamos com a participação de toda a comunidade escolar!!!!!!


"Ler é bom demais!!!!!"

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DA SAÚDE


No dia 07 de abril os alunos do 8º e 9º ano participaram de uma palestra com representantes do projeto IEC: Jacira e Sônia.
Elas abordaram os temas: Sexualidade, gravidez na adolescência e a importância do uso do preservativo.
Os alunos fizeram perguntas e mostraram-se interessados na abordagem feita pelas palestrantes.
Parabéns aos nossos alunos pela educação e comportamento no evento.

EMAFA- Educando para a vida!!!!!

terça-feira, 13 de abril de 2010

UM GESTO DE SOLIDARIEDADE...

A comunidade EMAFA está arrecadando roupas, calçados e alimentos não-perecíveis para ajudar as pessoas vítimas das tragédias provocadas pelas fortes chuvas no início do mês. Participe dessa campanha conosco!!!!! Ser solidário é um ato de cidadania!!!!!

TRABALHO DE HISTÓRIA
















O tema em estudo: "A formação da Europa Feudal" é muito importante.
A proposta do trabalho pedagógico destinado à turma 704 da EMAFA foi apresentado de forma a identificar como os seres humanos em cada momento da história se relacionaram entre si e com a natureza, criando condições necessárias a sua sobrevivência do ponto de vista ideológico, cultural, econômico e social.
Objetivou-se que o aluno seja sujeito de sua história, transmitindo a partir de uma visão crítica, construtivista, seus conhecimentos.
Procedimento: Construção de uma maquete (modo de produção feudal)
Apresentação dos grupos para outras turmas do 5º e 6º ano.
De modo geral, a participação da turma foi um sucesso. E os demais alunos da escola que também puderam apreciar as maquetes gostaram muito.
Professora Ângela Cano

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa III
















No dia 1º de abril foi a vez do 1º turno se reunir para o evento em comemoração à Páscoa. A atividade aconteceu no 1ºmomento na sala dos professores, onde a diretora Odicéia iniciou um momento de reflexão sobre a data e distribuiu uma singela lembrancinha aos funcionários. O 2º momento ocorreu na quadra da escola e houve apresentações de coreografias, músicas, leitura sobre os símbolos da Páscoa e a explicação do verdadeiro significado da Páscoa celebrada pelos cristãos. Os alunos participaram com educação e respeito e o objetivo maior de sensibilizá-los para um momento de mudança interior, de reflexão sobre o real significado da comemoração foi atingido.
Parabéns às professoras de Ensino Religioso Marcia e Célia Regina e a todos os alunos que participaram. Mais uma vez a Escola Almerinda mostra que não ensina apenas contéudos programáticos, mas que se preocupa antes de tudo, com a formação ética de nossos alunos.





Feliz Páscoa II

Programação do 3ºturno:
Também na quarta-feira,dia 31 de março, o 3ºturno de nossa escola se voltou para um momento de reflexão com funcionários, professores e alunos da EJA. Coordenada pela professora de Ensino Religioso, Celia Regina, a comemoração teve a seguinte organização:
A aluna Jocelma falou sobre a origem da Páscoa.
A professora Normali contou a história de "Martin, o sapateiro" que a todos emocionou.
A ex-aluna Thayane soltou a sua voz com lindo canto sobre a Ressurreição.
E a orientadora Maria José finalizou falando sobre o verdadeiro significado da palavra Páscoa.
Páscoa:passagem para a vida, passagem da tristeza para a alegria ... O encerramento se deu com um momento de oração de agradecimento.
Eis abaixo a transcrição da história contada pela professora Normali. Vale a pena ler. Muito bonita e significativa:
MARTIN, O SAPATEIRO
Martin é um sapateiro que vivia muito triste após ter perdido sua esposa e filhos.
Um dia um velho sábio fala para Martin ler os Evangelhos que lá Deus iria falar como gostaria que ele vivesse.
Então, seguindo as orientações, Martin lê no Evangelho de Lucas uma narrativa em que um rico fariseu recebe Jesus em sua casa, mas não lhe oferece água para lavar os pés, não unge os seus cabelos e nem o beija. Martin começa a pensar como ele receberia Jesus se ele fosse à sua casa. Vai dormir e naquela noite, acorda sobressaltado com uma voz que dizia: "Martin! Olhe para a rua amanhã, pois eu virei."
Martin acorda cedo, prepara uma sopa de repolho, seu mingau e depois senta-se na janela para melhor olhar a rua. Pensando na noite da véspera, mais olha a rua do que trabalha. Passa um fabricador de chaves,um carregador de água e uma mulher com sapato de camponesa, vestindo roupas leves,finas e velhas abraçada a uma criança em seu colo tentando protegê-la do vento forte e frio. Vendo a cena, Martin convida a mulher para entrar, oferece a sopa e enquanto come, ela lhe conta que seu marido é um soldado que está fora de casa há 8 meses. Conta que já havia vendido tudo o que tinha e que acabara de empenhar seu xale.
Martin pega um grosso agasalho, envolve a mulher e a criança e antes de irem embora, lhe dá dinheiro para que tire o xale do penhor.
Martin volta ao trabalho quando um velho homem que trabalhava retirando a neve da rua encosta na parede de sua oficina para descansar. Martin o convida para entrar, oferece um chá quente e lhe fala de sua espera, da chegada de Jesus.
A noite chega e quando Martin já não consegue mais enxergar o buraco da botina para passar a agulha, ele guarda as ferramentas, varre o chão, põe lampião na mesa e abre o Evangelho. Nessa hora começa a ouvir passos e uma voz lhe fala: "Martin, não me reconhece?!"Ele pergunta: "Quem és tu?""Sou eu", responde-lhe a voz. E num canto da sala aparece a mulher com a criança ao colo. Elas sorriem para ele e desaparecem. Novamente ele ouve a voz dizendo: "Sou eu" e no outro canto da parede aparece o velho homem. Martim começa a sentir uma enorme alegria, pega o Evangelho e lê a passagem: "Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, fui hóspede e me acolheste"... No final, ele leu: "Todas as vezes que fizeste isto a um dos meus irmãos mais pequeninos foi a mim que o fizeste."
E Martin compreendeu que naquele dia Cristo o visitara e que ele o recebera bem. "
Feliz Páscoa!!!!!