O objetivo dessa unidade de ensino é promover atividades pedagógicas que incutam nos alunos a necessidade de serem agentes trasnformadores da sociedade a qual vivemos.
Estudar para transformar!! Eis o nosso lema.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa II

Programação do 3ºturno:
Também na quarta-feira,dia 31 de março, o 3ºturno de nossa escola se voltou para um momento de reflexão com funcionários, professores e alunos da EJA. Coordenada pela professora de Ensino Religioso, Celia Regina, a comemoração teve a seguinte organização:
A aluna Jocelma falou sobre a origem da Páscoa.
A professora Normali contou a história de "Martin, o sapateiro" que a todos emocionou.
A ex-aluna Thayane soltou a sua voz com lindo canto sobre a Ressurreição.
E a orientadora Maria José finalizou falando sobre o verdadeiro significado da palavra Páscoa.
Páscoa:passagem para a vida, passagem da tristeza para a alegria ... O encerramento se deu com um momento de oração de agradecimento.
Eis abaixo a transcrição da história contada pela professora Normali. Vale a pena ler. Muito bonita e significativa:
MARTIN, O SAPATEIRO
Martin é um sapateiro que vivia muito triste após ter perdido sua esposa e filhos.
Um dia um velho sábio fala para Martin ler os Evangelhos que lá Deus iria falar como gostaria que ele vivesse.
Então, seguindo as orientações, Martin lê no Evangelho de Lucas uma narrativa em que um rico fariseu recebe Jesus em sua casa, mas não lhe oferece água para lavar os pés, não unge os seus cabelos e nem o beija. Martin começa a pensar como ele receberia Jesus se ele fosse à sua casa. Vai dormir e naquela noite, acorda sobressaltado com uma voz que dizia: "Martin! Olhe para a rua amanhã, pois eu virei."
Martin acorda cedo, prepara uma sopa de repolho, seu mingau e depois senta-se na janela para melhor olhar a rua. Pensando na noite da véspera, mais olha a rua do que trabalha. Passa um fabricador de chaves,um carregador de água e uma mulher com sapato de camponesa, vestindo roupas leves,finas e velhas abraçada a uma criança em seu colo tentando protegê-la do vento forte e frio. Vendo a cena, Martin convida a mulher para entrar, oferece a sopa e enquanto come, ela lhe conta que seu marido é um soldado que está fora de casa há 8 meses. Conta que já havia vendido tudo o que tinha e que acabara de empenhar seu xale.
Martin pega um grosso agasalho, envolve a mulher e a criança e antes de irem embora, lhe dá dinheiro para que tire o xale do penhor.
Martin volta ao trabalho quando um velho homem que trabalhava retirando a neve da rua encosta na parede de sua oficina para descansar. Martin o convida para entrar, oferece um chá quente e lhe fala de sua espera, da chegada de Jesus.
A noite chega e quando Martin já não consegue mais enxergar o buraco da botina para passar a agulha, ele guarda as ferramentas, varre o chão, põe lampião na mesa e abre o Evangelho. Nessa hora começa a ouvir passos e uma voz lhe fala: "Martin, não me reconhece?!"Ele pergunta: "Quem és tu?""Sou eu", responde-lhe a voz. E num canto da sala aparece a mulher com a criança ao colo. Elas sorriem para ele e desaparecem. Novamente ele ouve a voz dizendo: "Sou eu" e no outro canto da parede aparece o velho homem. Martim começa a sentir uma enorme alegria, pega o Evangelho e lê a passagem: "Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, fui hóspede e me acolheste"... No final, ele leu: "Todas as vezes que fizeste isto a um dos meus irmãos mais pequeninos foi a mim que o fizeste."
E Martin compreendeu que naquele dia Cristo o visitara e que ele o recebera bem. "
Feliz Páscoa!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário